terça-feira, 14 de novembro de 2017

5º Fórum Liberdade e Democracia


Valores que Constroem Instituições Duradouras

                         Com meu irmão Frederico, debate sobre novas ideias
O Fórum Liberdade e Democracia Vitória é realizado pelo Instituto Líderes do Amanhã com o objetivo de fomentar a discussão e apontar alternativas viáveis para equacionar os problemas brasileiros. 
Em 2017, o evento consolida sua existência e chega a sua 5ª edição. O tema deste ano foi “Valores Que Constroem Instituições Duradouras” e foi inspirado no conjunto de obras de Jim Collins.
A programação contou com temas muito interessantes, e os que eu mais gostei foram 'O Retorno sobre a Sorte" com o presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão e o cientista politico e escritor, Bruno Garschagen e "Reformas Duradouras" com o economista Gustavo Franco e o Senador Ricardo Ferraço. 


            O Fórum é um encontro de ideias transformadoras


Com Frederico Vasconcellos e Hélio Beltrão, presidente do Instituto Ludwig von Mises Brasil, que é um dos autores do livro "O Poder das Ideias" que conta a vida, obra e as lições de Mises, um dos maiores economistas e filósofos sociais do século XX.

Um trecho do livro 
Os benefícios do estudo da história por Mises:

"O estudo da história abre a mente para o entendimento da natureza humana e seu destino [...]. A cultura pessoal é mais do que mera familiaridade com o estado natural da ciência, tecnologia e assuntos cívicos. É mais do que a familiaridade com livros, pinturas e a experiência de viagens e visitas a museus. É a assimilação das ideias que despertaram a humanidade da rotina inerte de pura existência animal para uma vida de razão e questionamento.  É o esforço do indivíduo para humanizar-se através da absorção das melhores tradições que nos foram transmitidas pelas gerações passadas" 

Com Gustavo Franco

     Resultado de imagem para a moeda e a lei gustavo franco           


Gustavo Franco debateu sobre "Reformas Duradouras" e apresentou o seu último livro "A Moeda e a Lei" que conta a trajetória da história monetária do Brasil. Muito interessante ele contar como foi a concepção do design gráfico da capa do livro, o designer  em reunião com Gustavo, concluiu que o livro é sobre zeros ! E sem dúvida, esses são nossos excessos, os zeros na moeda. 
Encontrar com Gustavo Franco, foi muito especial pra mim, pois tive a honra de ser a figurinista do personagem dele no filme "Real. O plano por trás da história", e dediquei muita atenção e pesquisa `a sua trajetória na criação do Plano Real. Ouvir dele  que adorou o figurino, foi sensacional ! Esse encontro realmente foi o meu final feliz do filme da minha vida ! Sim, porque foi meu primeiro filme no cinema e porque tem uma importância histórica extraordinária. 

Com Luiz Edson Feltrim (BC)

Com Luiz Edson Feltrim que como Diretor de Administração do Banco Central na época da produção do longa "Real", deu todo suporte para o departamento de arte criar os cenários do filme. Ele foi um super parceiro na nossa producão !

Com o diretório do "Livres" Victor Ferreira, David Pimenta
e André Casotti
Conhecer as ideias de liberdade do partido Livres, também foi muito interessante, Victor Ferreira, secretário geral do diretório do Livres no ES, defende a liberdade para empreender, comprar, vender e prosperar, sem a burocracia e os entraves atuais, enquanto no Brasil se leva em média 119 dias para abrir uma empresa, na Estônia somente 18 minutos. Victor destaca a importância do envolvimento com as questões políticas, chamando nossa atenção para a responsabilidade de cada um de nós para a transformação do nosso país. Para ele, é cada vez maior a adesão de jovens e de pessoas comuns da sociedade civil, que jamais pensariam em se envolver com política, aos partidos e movimentos. E para `aqueles que dizem não se importar com política, Victor cita Platão, "Não há nada de errado com os que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam". 

Para conhecer as ideias do Livres: http://livres17.org.br/

Um dos melhores painéis "Retorno sobre a Sorte": Helio Beltrão e Bruno Garschagen


Revendo nossa história com o cientista político e escritor Bruno Garschagen, autor do livro "Pare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado" (Editora Record) 

"Um conservador aprende com tudo aquilo que desconhece e passa a conhecer; aprende com erros que ignorava; aprende quando lida com suas próprias limitações circunstanciais, o que significa que poderá (e deverá) retificar opiniões antes assumidas porque está em busca da verdade. É a soma da vivência no presente com a experiência do passado, entendida como valiosa conselheira, que permitirá ao conservador reavaliar o seu pensamento e as suas ações de forma a lidar de forma mais adequada com os desafios que diante dele se apresentam." Bruno Garschagen

Com Frederico e Bruno Garschagen
Ouvir Bruno falar sobre a verdadeira fortuna, como o valor da vida,  ou a maior sorte da vida, que deve ser almejada e reconhecida, foi sensacional ! Temos uma fortuna dentro de nós, todos a temos, basta abrir os olhos do coração para reconhecê-la e viver o verdadeiro sentimento de gratidão com esta vida. Prezar pelas virtudes, e sentir prazer em ver e sentir a vida que viveu. `As vezes as pessoas pensam que ter sorte se resume `a fortuna material, mas muito mais é a fortuna da vida que se viveu e que só você viveu. Esta sim, é a verdadeira sorte !

Com Janaina Ventura e Ivana Bonesi
Encontro maravilhoso com as fundadoras da "InovaKids"
Elas fundaram a primeira escola de Educação Financeira e Empreendedorismo para crianças no Brasil, a InovaKids. Tenho muita estima por esta instituição e pela sua missão. Na InovaKids realizei minha primeira palestra para crianças sobre empreendedorismo em uma carreira em Moda. Um despertar para a responsabilidade com as próximas gerações. Um trabalho louvável e inovador, que merece todo reconhecimento e que pode sempre contar com minha admiração e apoio. 
Para saber mais: http://www.inovakids.net.br/ 

                                   Com Alessandra Corrêa, Diretora Institucional
                      do Instituto de Formação de Líderes de Santa Catarina
Em todos os painéis do fórum foi discutido a importância do envolvimento para a continuidade e permanência de ideias e novas práticas de mercado. Se sentir responsável pelo desenvolvimento de instituições duradouras, promovendo mentoria e conexões, estudos e discussões. Para isso o Instituto de Formação de Lideres no Brasil e o Instituto Lideres do Amanhã, tem um papel fundamental, pois disseminam essas práticas e contribuem diretamente para o desenvolvimento pessoal e profissional das novas lideranças. Semanalmente um líder em destaque em sua área de atuação, compartilha suas experiências, sucessos e desafios, motivando a reflexão e dando novas referências de estudo para debates entre os associados. Todos se sentem responsáveis em contribuir para o aprimoramento do mercado e da sociedade em que vivemos. Empresários, políticos e intelectuais são convidados frequentes por estes institutos, que promovem a cultura da liberdade através da formação de lideranças, o respeito à Propriedade Privada, o livre mercado e a gestão responsável do valor econômico. 
Para saber mais: https://www.iflsc.org.br/   http://www.lideresdoamanha.org.br/


     Com minhas amigas maravilhosas e empreendedoras, Gisele Quitanilha e Adelina Tápias.


Até o próximo fórum !